review5  Notícias da Igreja

Tema: Doutrina Social da Igreja

Aconteceu nos dias 23 e 24 de Setembro, no Salão São Francisco de Assis na Paróquia Cristo libertador, o curso de formação com a introdução a “Doutrina Social da Igreja” realizada pela EPAP, onde teve a presença do Palestrante FREI OTON DA SILVA ARAÚJO JUNIOR ele que é Doutor em Teologia Moral e Professor no ISTA ( Instituto São Tomas de Aquino) e FAJ (Faculdade Jesuíta) e Franciscano da Ordem dos Frades Menores.

Curso de Formação na Paróquia Cristo Libertador 990x390O encontro teve a participação de todas as comunidades da paróquia e também da paróquia Sagrada Família, também da cidade de Ipatinga, tivemos a participação dos padres Emanuel Cordeiro, administrador Paroquial e do Vigário, Padre Aguinaldo Luiz.

No sábado o palestrante focou mais em ancorar o discurso em cima da relação da religião e sociedade, depois a perspectiva bíblica e a ênfase no fator histórico, ou seja, “a Igreja ao longo do tempo tenta responder o que está acontecendo ao seu redor”, comenta o palestrante. O encontro abordou também a dimensão da Igreja enquanto participante no âmbito da sociedade, na mudança do mundo e o que a Igreja pensa e age com tais mudanças, assim, como os cristãos participantes na sociedade atual pensam e agem no cenário social.

No domingo foi feito a analise do magistério do PAPA FRANCISCO a partir de seus escritos da Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, Alegria do Evangelho e também sobre as questões ambientais. Papa Francisco também diz que não podemos fazer da religião uma intimidade secreta, onde possamos ter uma fé autêntica e que não seja cômoda e nem individualista.

Os grupos se dividiram para discutir sobre os temas distribuídos nos grupos e socializaram com todos.

Por Ademir Lourenço