Comunicado Paroquial: epidemia do coronavírus

17 de março de 2020

De ti, Senhor, vem a Salvação e a benção para o teu povo! (Sal 3,8)

Irmãos e irmãs, paz e saúde em nome do Nosso Salvador, Jesus Cristo!

Diante da realidade atual do nosso mundo, em particular o nosso país, somos chamados a renovar a nossa Fé em Deus que fez o céu e a terra, e ao mesmo tempo, nos disponibilizar para “fazer tudo o que Ele nos disser” (Jo 2,5b): “Amem-se uns aos outros…” (Jo15,12). Para amar o outro de verdade é necessário que eu me ame. Porque ninguém pode dar o que não tem.

Assim, seguindo as Orientações do nosso bispo, Dom Marco Aurélio, pelo bem de todos nós e pela maior glória de Deus, vos oriento:

1- De não prosseguir com nenhuma atividade pastoral programada na nossa agenda paroquial deste mês (Cf nº1 do parecer do bispo), exceto missas e celebrações, nas quais renovamos sempre a nossa esperança na Vitória da Vida sobre a morte. Deus é maior! Só Ele pode de tudo; para Ele nada é impossível (Lc 1,37). Por isso, não podemos parar de escutar a sua palavra e fazer memória da Paixão e Ressurreição do seu Filho, o nosso Salvador.

2- Procurar desinfetar/pulverizar bem os nossos templos (Igrejas) antes das missas e celebrações; colocar uma garrafinha de álcool (gel) ou álcool (liquido) nas portas das igrejas e ter um irmão (a) lá pronto para lembrar os outros de lavar as mãos ao entrar e sair (Cf. Nº2 do parecer do bispo).

3- Segundo os cientistas, o vírus leva 10 a 15 dias antes de começar a se desenvolver no organismo, por isso, vos suplico não sub estimar qualquer sinal, sintoma de gripe que você tenha; não diga que é porque você está tomando remédio ou porque você está cansado, procure logo o Posto de Saúde para ser examinado e redobre a higiene pessoal; tome mais vitamina C, mais líquido, limão com água morna, faça gargarejo, lave as mãos sempre e o rosto também (Cf. nº3 do parecer do bispo) – Eclo (Sir) 38,9.

3.1 – Por favor, pelo amor de Deus e dos teus irmãos e irmãs, uma vez que tem qualquer sinal de gripe, EVITE de aproximar-se dos outros, especialmente das crianças e dos idosos. Vamos seguir atentamente as orientações da Igreja, do Estado/Município e os Agentes de Saúde (Cf. nº3 do parecer do bispo). Lembre-se de rezar para eles a fim de que eles sejam iluminados e tenham saúde para continuar a nos ajudar mais.

4- Nós, padres, não vamos poder visitar vocês nas casas, por medida de precaução, mas pode nos ligar, mandar mensagem nos informando sobre a vida na família, enquanto nós intensificamos as nossas orações de interseção, suplicando a misericórdia de Deus sobre nós, o nosso País e o mundo.

4.1– A partir dessa data, (17/03…) não terá nem confissão, nem atendimento no Escritório e na Igreja. Se tiver urgência para uma conversa com um dos Padres, fique a vontade de ligar ou enviar mensagem a qualquer momento. (Cel. Pe. Isaac: 9-9813-9922 / Pe. Amand: 9-7308-8742).

4.2- Até a próxima Orientação do Bispo, a Secretaria continua no horário normal, especialmente pelas atividades pastorais mais urgentes. Lembrando que quem tiver qualquer sinal de gripe, por favor, fique em casa, use o celular para resolver o problema a distância.

4.3- Até a próxima Orientação do Bispo e do Município, as Missas/celebrações continuam normalmente (sem esticar o tempo). Porém, as outras atividades estão canceladas. Não haverá mais a Posse no dia 22/03/2020, sentimos muito, mais a saúde é a mais importante de tudo; (“Que a saúde difunda sobre a Terra) (Cf. Eclo (Sir) 38,8).

5- Sabendo que a nossa cura vem do nosso Pai, o Deus Altíssimo (Eclo 38,2), nós nos confiamos a sua misericórdia. Que Ele volte a sua face para nós e sejamos salvos. Que a Nossa Senhora de Nazaré, nos cubra com Teu manto materno.

Que Deus ilumine os cientistas, proteja os nossos médicos e todos os agentes de saúde para que eles possam exercer a sua missão fielmente. Que a vontade de Deus se faça na nossa vida, pois somos no seu serviço (Lc 1,38).

Convido a todos vocês, gente de Fé e Esperança no Deus da vida, de meditar o Salmos 3 e 9 (Eclo (Sir) 38,1-15) e de ter um momento em silêncio todo o dia para meditar o terço e suplicar a intercessão de Nossa Senhora pelos seus filhos(as) no mundo, particularmente no Brasil.

Antônio Dias, MG, 17 de Março de 2020

Pároco – Pe. Isaac Michel – CICM