É tempo de Avançarmos na Evangelização

6 de setembro de 2018

“A Igreja existe para evangelizar”, assim afirmou Papa Paulo VI, em 1975, na Exortação Apostólica EvangelliNuntiandi. Uma definição sintética, porém, cheia de significado já que evangelizar, é levar a boa notícia de maneira eficiente e eficaz, e essa “boa notícia” não é outra coisa senão o Evangelho de Nosso Senhor.

Consequentemente, é para todos os evangelizadores, uma grande responsabilidade, já que requer um grande compromisso, e é em primeiro lugar uma resposta amorosa ao chamado de Deus, e também um ato de generosidade para com aqueles que pudermos evangelizar.

Entretanto, evangelizar nunca foi fácil e nem se tornou, visto a necessidade constante de se encontrar a linguagem adequada, já que não se fala do mesmo jeito para públicos diferentes, sendo que nossa sociedade se encontra extremamente diversificada. Quando se fala de público também particularmente nos nossos tempos, se fala de um povo que ora e  é cada vez mais virtual, que fazem uso da tecnologia até mesmo para mais simplórias atividades, por conseguinte de fiéis cada vez mais conectados.

Sempre interessada em evangelizar até a Parusia, e atenta à essas mudanças sociais, principalmente na comunicação, a Igreja sempre buscou acompanhar e se adequar às modificações até mesmo tecnológicas, tanto que na Santa Sé existe um órgão responsável para a pensar a comunicação, o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, e a 52 anos ela comemora o Dia Mundial das Comunicações Sociais, um dia dedicado à orientação, formação e oração para todos aqueles que desempenham papéis de comunicação.

Atenta às atuais necessidades dos fiéis, também nossa Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, tem buscado se adaptar a essa realidade virtual para atender você, e com alegria vem apresentar uma novidade: o site institucional da nossa paróquia, onde de forma prática e rápida você poderá ter acesso aos horários de missas e atendimentos, eventos, além de poder entrar em contato conosco e muitas outras funcionalidades.

Padre José Cláudio Oliveira