Comunidade

Nossa Senhora Aparecida & São Pedro

Comunidade de Fazenda dos Assis

Fazenda dos Assis  é uma localidade situada entre as quatro principais cidades da região:  Antônio Dias, São Domingos do Prata, Marliéria, Jaguaraçu. Está ainda próxima de Dionísio e Timóteo.


Consta que a Fazenda dos Assis surgiu por volta de 1830 a 1850 e recebeu esse nome porque a maioria dos moradores da região tinha esse sobrenome.


A história religiosa da Fazenda dos Assis iniciou-se muito antes de existir ali uma capela.


Segundo contam os mais idosos, já no inicio do século dezenove, os moradores da região tinham sua fé religiosa e já veneravam a Santa Mãe, Nossa Senhora Visitadora.


A Comunidade se reunia em família rezando e fazendo novenas em louvou a nossa Senhora. Esse costume envolvia as famílias da Fazenda dos Assis, Manso, Oncinha, Santana do Alfié, e outras da região.


Nessa época não tinha luz elétrica, nem estradas e o povo não media esforços para participar das novenas.  As reuniões eram nas casas ou nos cruzeiros. Depois passaram a se reunir nas escolas, onde havia prédio escolar.


Na Fazenda dos Assis aas reuniões passaram a Sr na Escola Municipal Professor Francisco Letro.


Nesta mesma Escola foi celebrada pela primeira vez a Santa Missa na comunidade, nos dias 25 e 26 de junho de 1962,, pelo Padre JoséLuiz Barbosa. Mas as pessoas não deixaram de se reunir para as rezas, novenas dedicadas aos diversos santos, principalmente Nossa Senhora e São Pedro.


Em 1964 e 1965 houve a celebração de mais duas Missas, dessa vez com o Padre Wilson Moreira que assumiu a Paróquia. No início de 1966, houve a inauguração do novo prédio da Escola Municipal Professor Francisco Letro e o fato foi marcado com a celebração da Santa Missa também pelo Padre Wilson Moreira, exatamente na data de 26 de março de 1966.


Ainda em 1966, surgiu a comunidade de São Pedro porque depois de ter caído o cruzeiro existente, deu-se início a uma capela substituindo o cruzeiro, capela esta que foi inaugurada em 12 de Outubro de 1966, com a celebração da Santa Missa presidida pelo parco de Jaguaraçu, Padre Otacílio Fernandes.


FacebookWhatsAppTwitter